segunda-feira, 2 de junho de 2008

Primeiro centro de tratamento de resíduos perigosos em Portugal é inaugurado na quarta-feira

Os dois Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Industriais Perigosos (CIRVER) construídos no Ecoparque do Relvão, na freguesia da Carregueira, Chamusca, vão ser inaugurados quarta-feira. Os dois centros vão tratar inicialmente entre 70.000 a 100.000 toneladas de Resíduos Industriais Perigosos (RIP) por ano, cada um, estimando-se que existam 300.000 toneladas anuais em produção, além do milhão de toneladas acumulados ao longo de duas a três décadas. OS CIRVER apenas não terão capacidade para tratar resíduos radioactivos, explosivos e hospitalares, estando neste último caso prevista a construção, também no Ecoparque do Relvão, num terreno com 5 hectares, da incineradora que tratará todos os resíduos hospitalares do país. Do total de resíduos entrados, apenas 30 a 40% terão por destino final o aterro, destinando-se 10 a 15% à co-incineração em cimenteiras, para utilização como combustível, depois de tratados. O CIRVER da SISAV prevê começar a receber os primeiros resíduos no final de Junho, depois de concluído o processo de certificação, e o da ECODEAL em meados do mês, começando os testes logo após a inauguração.



Opinião:
Mais uma obra de extrema importância. Neste caso trata-se de uma evolução em termos de equipamentos tecnológicos que vão permeitir uma maior eficácia no tratamento de resíduos perigosos. Note-se que Portugal até há pouco mais de uma década, não disponha de qualquer tipo de estações de tratamento e valorização de resíduos. Felizmente esta política tem vindo a ser mudada, com os resultados á vista.

1 comentário:

VanVan Pimenta disse...

Olá, interessante esta proposta que é de extrema importância para o meio-ambiente. Aqui, no Brazil, em Belo Horizonte, Minas Gerais, nos, do Servas , estamos buscando a conscientização de jovens em programas de qualificação profissional, consumo consciente, reutilização, reciclagem de resíduos. Tanto é, que nesta quarta-feira, dia 4 de agosto, inicia-se as aulas das novas turmas do curso de qualificação em Gestão e Negócios de Resíduos do Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR. O Centro é uma iniciativa inédita no Brazil, é um espaço aberto aos municípios, escolas, comunidades, associações e cidadãos .O curso foi criado em 2007 pelo Governo de Minas e Serviço Voluntário de Assistência Social – Servas. Obrigada, Vanessa