segunda-feira, 2 de junho de 2008

G8 quer redução de 50 por cento em gases de efeito de estufa até 2050

Os ministros do Ambiente do G8 concordaram, esta segunda-feira, em reduzir pelo menos em 50 por cento as emissões de fases com efeitos de estufa até 2050.
No comunicado final da reunião do G8 que decorreu em Kobe, no Japão, os países mais industrializados do mundo explicaram que deste encontro surgiu uma «vontade política forte» que levou a este entendimento. Os ministros do Ambiente destes países frisaram ainda a «importância de concluir estas negociações sobre um acordo pós-2012 na linha do plano de acção de Bali e o mais tardar até Dezembro de 2009» na conferência sobre o clima da ONU em Copenhaga. Estes países consideraram também que os «países desenvolvidos devem comprometer-se em objectivos nacionais quantificados em emissões e adoptar medidas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa». Estas «acções de redução» são «também necessárias pela parte dos países em vias de desenvolvimento», acrescentou esta nota, que, no entanto, não quantifica os objectivos a alcançar por estes países. Além dos representantes dos países mais industrializados do mundo, também estiveram nesta reunião representantes de vários países em vias de desenvolvimento, como a África do Sul, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia e México.


Opinião:
Ora aqui está uma boa notícia. É muito interessante o facto de os governantes dos países mais industrializados do Mundo estarem unidos para tentarem encontrar uma solução para este problema. Outro item bastante positivo desta confereência, reside no facto de estarem presentes governanates de países em vias de desenvolvimento. Isto mostra bem a união de esforços que se têm vindo a realizar. Basta agora esperar pelos resultados daqui a 42 anos, para vermos se realemente haverão mudanças. Ou já será tarde?

Sem comentários: