terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Aplicações da engenharia genética

Uma das aplicações desenvolvidas pela engenharia genética, reflecte-se na tentiva de tratar (e ao mesmo tempo travar) algumas doenças que afectam o Homem.
Por exemplo: o método do DNA recombinante (rDNA) permitiu reverter os efeitos de uma doença genética chamada imunodeficiência combinada grave ligada ao cromossoma X (SCID). Os indivíduos que sofrem desta doença são obrigados a viver em ambientes completamente isolados já que o seu sistema imunitário não defende o corpo de infecções. Num destes casos, a doença impede a produção de glóbulos brancos pela medula óssea. Assim, os pesquisadores retiram do vírus (vector) os genes que o tornam capaz de causar doenças. No lugar destes, insere-se o gene que produz, de forma correcta, a proteína que se encontra defeituosa no paciente. O vírus modificado é misturado com células da medula óssea retiradas dos pacientes, infectando-as. Com o gene terapêutico, as células passam a produzir a proteína responsável pela estimulação das células de defesa, fazendo com que estas se desenvolvam e se espalhem pelo corpo, destruindo os invasores.




Opinião:
Penso que a engenharia genética poderá talvez num futuro próximo, tratar doenças que actualmente reflectem uma taxa de mortalidade no Homem. Por exemplo, as doenças oncológicas (cancros) e poderão vir a ser 100% curavéis, estas técnicas de engenharia venham a ser cada vez mais aprofundadas.

Sem comentários: