terça-feira, 23 de outubro de 2007

Universidade de Aveiro investiga soluções para infertilidade masculina

A infertilidade masculina é, cada vez mais, uma realidade presente na vida de 25% dos casais. As causas são múltiplas, sendo uma delas a falta de mobilidade dos espermatozóides. Para os homens que sofrem desta patologia, o Centro de Biologia Celular da Universidade de Aveiro traz agora algumas esperanças com os resultados optimistas já obtidos numa investigação que vem aprofundando o conhecimento sobre as proteínas envolvidas nessa função, revela uma nota de imprensa da Universidade.
Muitos factores influenciam a fertilidade de um casal: idade do homem e da mulher, frequência e técnica do coito, uso de lubrificantes vaginais, poluição, coexistência de algumas doenças, várias causas específicas de infertilidade e outras tantas desconhecidas. O Laboratório de Transdução de Sinais do Centro de Biologia Celular da UA, pioneiro na investigação em torno da estrutura molecular dos mecanismos de transdução de sinais no espermatozóide, pretende dar o seu contributo, especificamente, na resolução de problemas relacionados com a sua mobilidade, como explica o prof. Edgar Cruz e Silva, coordenador do projecto.
"Novas abordagens bioquímicas e moleculares têm revelado importantes detalhes do controlo da mobilidade dos espermatozóides e da (in)fertilidade, em várias espécies de mamíferos. Assim, o foco principal da nossa investigação tem incidido sobre o papel que a proteína PP1 tem na integração das acções de diversos mediadores na modulação da mobilidade dos espermatozóides e na (in)fertilidade", refere o professor. A investigação conduzida tem desenvolvido um "trabalho de caracterização da regulação bioquímica das suas funções, nomeadamente ao nível das bases moleculares da mobilidade do esperma em relação a complexos de sinalização de PP1 e ao seu papel na (in)fertilidade", adianta o coordenador do projecto.

Opinião:
Actualmente existe um aumento crescente da infertilidade da população feminina.
Por isso, penso que uma investigação deste género, em que são apurados os principais responsáveis por esse crescimento, e que incide sobretudo na mobilidade dos espermatozóides chegue a conclusões seguras, com vista a futuros possíveis tratamentos.

1 comentário:

João Miguel disse...

acho muito interessante e ao mesmo tempo importante este estudo que esta a ser realizado uma vez que cada vez mais vao aumentar o numero de pessoas inferteis..e de esperar que isto beneficie muito as pessoas e melhore a vida delas..