terça-feira, 2 de outubro de 2007

Governo estuda possibilidade de comparticipação de vacina contra cancro do colo do útero

A maior arma das mulheres continua a ser prevenir o contágio e consultar o ginecologista, onde o rastreio é feito de forma simples e indolor. O cancro do colo do útero é silencioso e traiçoeiro. É assintomático, até uma fase em que o tratamento pode ser comprometido. O desenvolvimento de duas vacinas, uma delas já à venda em Portugal, oferece uma nova esperança no combate a um flagelo responsável por cerca de mil novos casos por ano e que mata mais de 300 mulheres anualmente, só em Portugal. O ideal seria vacinar as raparigas numa idade em que o sistema imunitário parece ser mais eficaz na criação de anti-corpos que depois irão proteger contra a doença, mas o preço da vacina que já está no mercado ronda os 500 euros.
Opinião:
Dado que esta doença é das que mais afecta a população feminina e o seu método mais eficaz para combater a mesma é de custo demasiado elevado para as bolsas dos portugueses, penso que caso o Governo Português avançasse com este projecto, ficariam todos a beneficiar com tal facto!

1 comentário:

RubenGonçalves disse...

Infelizmente o cancro do colo do útero afecta cada vez mais mulheres..e é de lamentar que prevenções como esta vacina não estejam acessiveis a todas as mulheres, nomeadamente em Portugal.