quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Prática excessiva de exercício físico prejudica fertilidade

Uma carga de exercícios físicos acima do normal pode afectar a fertilidade do homem ou da mulher. Sim, o excesso de exercícios, no homem, pode causar problemas relacionados à diminuição da produção de espermatozóides e, na mulher, pode afectar seriamente a ovulação". Estudos demonstram que correr mais de 20 quilómetros por semana já pode ser considerado demais! A endorfina libertada com a prática exagerada de exercícios inibe a hipófise, que controla as glândulas de secreção endócrina do organismo, comprometendo a ovulação e a espermatogénese. O mesmo estudo explica ainda que é difícil determinar com precisão os limites de atividade física para cada pessoa. Uma aproximação disso pode ser obtida em academias e clínicas de fisiatria, que avaliam a relacção entre gordura e massa muscular para determinar aspectos como frequência e carga do exercício. Aos atletas que querem ter filhos, o médico recomenda a diminuição das atividades, principalmente em mulheres. A mulher diminui a ovulação de uma forma mais intensa do que o homem. Segundo o mesmo (estudo), normalmente após três ciclos menstruais a condição melhora. Já no homem, a espermatogénese pode voltar ao normal dentro de 75 dias.

Opinião:
Tal como tinhamos ja leccionado na aula de Biologia, aqui está a confirmação de que ao provocarmos alterações no nosso organismo (lesões), neste caso devido ao esforço em demasia, podemos alterar o funcionamento do sistema reprodutor, ainda que a "prazo".

2 comentários:

João Miguel disse...

bem é sabido que o que é demais às vezes traz consequências negativas como neste caso...o que é certo é que nunca pensei que um pouco de exercício em excesso trouxesse estas consequências negativas...boa postagem pedro!!mais dessas!!!

Professor José Salsa disse...

Artigo interessante para relembrar quando estudarmos as causas da infertilidade...