Uma carga de exercícios físicos acima do normal pode afectar a fertilidade do homem ou da mulher. Sim, o excesso de exercícios, no homem, pode causar problemas relacionados à diminuição da produção de espermatozóides e, na mulher, pode afectar seriamente a ovulação". Estudos demonstram que correr mais de 20 quilómetros por semana já pode ser considerado demais! A endorfina libertada com a prática exagerada de exercícios inibe a hipófise, que controla as glândulas de secreção endócrina do organismo, comprometendo a ovulação e a espermatogénese. O mesmo estudo explica ainda que é difícil determinar com precisão os limites de atividade física para cada pessoa. Uma aproximação disso pode ser obtida em academias e clínicas de fisiatria, que avaliam a relacção entre gordura e massa muscular para determinar aspectos como frequência e carga do exercício. Aos atletas que querem ter filhos, o médico recomenda a diminuição das atividades, principalmente em mulheres. A mulher diminui a ovulação de uma forma mais intensa do que o homem. Segundo o mesmo (estudo), normalmente após três ciclos menstruais a condição melhora. Já no homem, a espermatogénese pode voltar ao normal dentro de 75 dias.
Opinião:
Tal como tinhamos ja leccionado na aula de Biologia, aqui está a confirmação de que ao provocarmos alterações no nosso organismo (lesões), neste caso devido ao esforço em demasia, podemos alterar o funcionamento do sistema reprodutor, ainda que a "prazo".
2 comentários:
bem é sabido que o que é demais às vezes traz consequências negativas como neste caso...o que é certo é que nunca pensei que um pouco de exercício em excesso trouxesse estas consequências negativas...boa postagem pedro!!mais dessas!!!
Artigo interessante para relembrar quando estudarmos as causas da infertilidade...
Enviar um comentário