quarta-feira, 21 de novembro de 2007

7ª aula prática

Nesta aula, isto porque podemos consolidar alguns conhecimentos já adquiridos. Para tal, foram disponibilizados computadores e CD's que continha vídeos e imagens relacionados com os temas: contracepção e causas de infertilidade. Preenchimento de um questionário que abordava esse tema.

Opinião:
Esta aula ajudou-me mais uma vez a consolidar os meus conhecimentos sobre a matéria dada nas aulas teóricas.

500 mil casais com problemas de infertilidade em Portugal

O presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução (SPMR), Silva Carvalho, disse à Lusa que o número de ciclos de procriação medicamente assistida é muito reduzido em Portugal, comparativamente com as recomendações da Sociedade Europeia de Reprodução.O responsável adianta que é preciso alterar a situação actual nesta matéria, em que os casais não têm rendimentos suficientes para pagar os tratamentos e o Estado não presta apoio suficiente. Silva Carvalho refere que apesar dos tratamentos serem gratuitos nos hospitais públicos, os casais têm de suportar os custos da medicação, que rondam os mil euros por tratamento.O presidente da SPMR disse também que o Estado deveria apoiar mais estes casais (actualmente comparticipa os medicamentos em 40%) e obrigar as seguradoras a «reconhecer a infertilidade como uma doença».Silva Carvalho salienta ainda que para fazer frente às listas de espera, que chegam por vezes aos dois anos, o Estado deveria encaminhar os casais para clínicas privadas e suportar os custos de tratamento.
Salientando o impacto económico, social e demográfico que as técnicas de combate à infertilidade estão a ter hoje, Silva Carvalho afirmou que a reprodução medicamente assistida representa já cerca de «três a quatro por cento das crianças que nascem na Europa».




Opinião:
Concordo plenamente com o que o Dr. Silva Carvalho enunciou. Penso que o governo português precisa de dar mais apoio aos casais com problemas de infertilidade, pois há um crescente número de casos de pessoas afectadas por esta doença (sim, isto é uma doença, ou pelo menos deveria ser encarado como tal) e muitas delas não têm possibilidades de suportar os custos dos tratamentos. Têm somente um desejo enorme, o de ter um filho!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Cientistas conseguiram clonar embriões de macacos

Cientistas norte-americanos conseguiram criar embriões de macacos, através da clonagem de células de macacos adultos, e retirar células estaminais embrionárias.
Segundo avança a revista Nature, esta é a primeira vez que tal experiência com primatas é bem sucedida, abrindo caminho a novas terapêuticas, passíveis de serem aplicadas em seres humanos e no tratamento de doenças como a diabetes ou lesões na medula espinal.
Quanto à técnica utilizada, que visava a recolha de células estaminais embrionárias, é semelhante à utilizada na criação da ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado através de células retiradas de um animal adulto, desta vez, utilizando como doador um macaco de 10 anos.
Apesar de terem obtido várias dezenas de embriões, nenhum resultou num bebé.


Opinião:
A evolução que se está a efectuar ao nível desta ciência, é de extrema importância, dado que pode ajudar o Homem na cura para diversas doenças que se verificam cada vez mais na população mundial. Espero que investigações como esta se tornem cada vez mais frequentes!

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

6ª aula prática

Nesta aula experimental, observarmos e até mesmo, manusear os diferentes métodos contraceptivos presentes na escola, tais como o preservativo, diferentes tipos de pílula (monofásica, trifásica e do dia seguinte), espermicida, injecção hormonal, adesivo hormonal, DIU e anel vaginal. Deste modo íamos preenhchendo uma folha acerca das diferentes características de cada método (apresentação, eficácia, efeitos secundários, contra-indicações, ect) o que contribuiu e muito para um melhor conhecimento sobre estes. Penso que foi uma aula interessante e útil na medida em que nunca é demais falar neste tipo de coisas porque é um tema cada vez mais actual e importante tendo em conta a sociedade actual.

Opinião:
Esta aula contribui em muito para um maior conhecimento sobre todas as caracteristicas dos diversos métodos conteceptivos analisados.

5ª aula prática

Nesta aula prática demos prioridade á conclusão dos relatórios, iniciados na aula anteriormente, sobre preparações definitivas de estruturas ligadas à reprodução. Seguidamente, na segunda parte da aula, os alunos iniciaram a apresentação dos trabalhos individuais realizados tendo com tema os vários métodos contraceptivos , aos alunos do turno. No meu caso, tratei de investigar sobre o método do calendário. A principio fiquei um pouco apreensivo, dado que não sabia muito bem como funcionava. Contudo, ao elaborar este trabalho, adquiri um maior conhecimento, não só do método do calendário, mas de todos os outros, apresentados pelos meus colegas.

Opinião:
Apesar de já ter um conhecimento sobre alguns dos métodos contraceptivos, vi que desconhecia outros, e esta aula serviu para um aumento desse meu conhecimento.
Aprendi também, as diversas vantagens e desvantagens sobre os vários métodos contraceptivos, a sua maior ou menor eficácia, assim como o modo de uso.